topo.jpg
noticia4215.jpg

A residência médica em Pneumologia no Brasil

O artigo analisa a relação de todos os programas na especialidade de Pneumologia fornecida pela Secretaria Executiva da Comissão Nacional de Residência Médica em abril de 2003, e foram revisados os critérios básicos para o credenciamento na especialidade determinados pela legislação em vigor.

INTRODUÇÃO: A residência médica é um curso de pós-graduação considerado ideal para a formação de especialistas, e é regulamentada no Brasil pela Comissão Nacional de Residência Médica.

OBJETIVO: Verificar o número dos programas e de residentes em Pneumologia, a situação dos credenciamentos e sua distribuição em instituições localizadas nas várias regiões do Brasil.

MÉTODO: Foi analisada a relação de todos os programas na especialidade de Pneumologia fornecida pela Secretaria Executiva da Comissão Nacional de Residência Médica em abril de 2003, e foram revisados os critérios básicos para o credenciamento na especialidade determinados pela legislação em vigor.

RESULTADOS: Observou-se que, dos 58 programas credenciados, 35 eram oferecidos em hospitais da região Sudeste e tinham 133 residentes, enquanto que na região Norte há apenas um programa credenciado, com 3 residentes.

CONCLUSÃO: Apesar de todos os 58 programas estarem credenciados, há predomínio na região Sudeste. É necessário um trabalho conjunto entre a Comissão Nacional de Residência Médica e a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, no sentido de orientar e disciplinar a criação de novos programas e de estabelecer o número de residentes necessários para as diferentes regiões do país.

Keywords : Residência Médica; Pneumologia; Programas.

A residência médica em Pneumologia no Brasil (texto em formato .pdf) 

SOUZA, Evandro Guimarães de. Pulmonary Medicine residency in Brazil. J. bras. pneumol., May/June 2004, vol.30, no.3, p.253-259. ISSN 1806-3713.

Fonte: Jornal Brasileiro de Pneumologia 30(3) - Mai/Jun de 2004