Weby shortcut
topo.jpg

O Que é?

Atualizado em 19/11/14 09:23.

CNRM - Comissão Nacional de Residência Médica

Residência Médica foi instituída pelo Decreto nº 80.281, de 05 de setembro de 1977 e se constitui uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização, funcionando em Instituições de Saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o “padrão ouro” da especialização médica.

Este mesmo decreto cria a Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM .

A expressão “Residência Médica” só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica.

O Programa de Residência Médica, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao Médico Residente o título de especialista.

A Comissão Nacional de Residência Médica credencia, para o ano de 2003, 20.458 vagas de Residência Médica, sendo 8.574 para Residentes de primeiro ano. Estas vagas foram credenciadas para 2.550 programas de Residência Médica, distribuídas em 415 Instituições de Saúde.

Principais Atribuições:

 I -  Realizar vistorias e propor credenciamento à CNRM.

II - Acompanhar o processo seletivo para os programas de Residência Médica.

III - Interlocução dos programas com a CNRM e orientação quanto ao cumprimento das Resoluções.

IV - Realizar estudos de demandas em cada especialidade, orientando as instituições de saúde quanto a política de vagas.

Listar Todas Voltar